sexta-feira, 5 de julho de 2013

Perfeição

4 de julho de 2013, às 22h, na volta para casa, estava pensando sobre a perfeição. Idealizamos tantas coisas e nos decepcionamos porque no mundo real, não há espaço para a perfeição. Parece que a perfeição encontra seu lugar na utopia, no mundo etéreo. 
Estranho essa motivação nossa, do ser humano em ansiar por transpor para esse mundo real algum tipo de réplica exata desse mundo etéreo, virtual...
No mundo real, nada é perfeito. Há defeitos, há falhas. As pessoas falham. E essas falham revelam a fragilidade do ser. A susceptibilidade do indivíduo e atesta sua não perfeição.
As falhas nos ensinam (seria esse o propósito?) a reavaliar nossos comportamentos e atitudes e não deixa de ser uma fonte de aprendizado.
Existem diversos meios, métodos para promover o aprendizado, o amadurecimento e fortalecimento do indivíduo frente a aspectos sociais, familiares, psicológicos...
Nós, seres humanos elaboramos diversos métodos para promover o ensino. 
Mas eu me pergunto: E a vida? Essa vida que nos ensina a todo momento, essa grande mestra... Alguém já se deteve a pensar em como a vida pode nos ensinar a aprender melhor?
E sobre esse aprendizado com a vida, eu também me pergunto: Por que o mecanismo de dor, sofrimento é utilizado para o ensino? Por que, um ser humano, sob determinadas condições e contextos, precisa submeter-se a experiências produtoras de dores abismais para, de fato, "aprender"?

2 comentários:

Unknown disse...

Pensando bem é melhor não pensar muito

Fred disse...

Na verdade, eu acredito que o sofrimento não é o unico meio de aprendizado na experiencia da vida, mas é um dos mais eficientes, pois como somos seres de hábitos e movidos pelo prazer e pela vontade, o forte sofrimento pode quebrar com estes 3 esquemas, com o prazer que o estado anterior nos alimentava, redireciona nossa estratégia para concretizar nossos desejos e estimula a reflexão e a identificação do problema e do habito que nos está trazendo tristeza. O caminho em direção a mudança depende do tamanho do sofrimento e do esforço que lhe custará a mudança. Adorei seu post! :-) Bjs